(RÁDIO LIBERDADE FM 87,9)
Sobre mim
- Morrinhos Agora
- Morrinhos, Ceará, Brazil
- Francisco Odinei Vasconcelos Barbosa ou somente Nei Barbosa,é um educador popular de origem dos movimentos comunitários, vem desenvolvendo e criando projetos nas áreas de cultura, esportes, juventude, meio ambiente e social. É um militante nato da defesa dos menos favorecidos e atualmente preside o Instituto Mucuripe.
Blog Archive
-
2013
(45)
- maio(1)
-
março(16)
- DOCUMENTAÇÃO PARA TRABALHADORAS RURAIS
- NASCE A MAIS NOVA LIVRARIA EVANGÉLICA EM MORRINHOS
- CARDEL BRASILEIRO DIZ TER PÉS NO CHÃO
- PROTESTO DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS EM MORRINHOS
- Novo Papa é Argentino
- Julgamento de Mizael Bispo terá transmissão inédit...
- 2º CONGRESSO DE MULHERES TRABALHADORAS
- VEJA O SALÁRIO QUE NÓS PAGAMOS AO VEREADORES DE MO...
- SECA CHOVE 56% A MENOS
- MARCIO DE ESPINHOS ASSUME VAGA NA CÂMARA EM MORRINHOS
- Um adeus a um Revolucionário, Morre Hugo Chaves
- Evento em Cruz para discutir a Conferencia das Cid...
- PAC 2 DOA ESCAVADEIRA PARA MORRINHOS
- Vice de Chávez fala em 'conspiração' e expulsa adi...
- JULGAMENTO DE BRUNO
- ESTAMOS CHEGANDO A MARCA DAS 11 MIL VISUALIZAÇÕES
- fevereiro(22)
- janeiro(6)
- 2012 (21)
- 2011 (26)
- 2010 (41)
- 2009 (28)
Você acha que Morrinhos melhorias politicas para cultura com a Criação da Secretaria de Cultura?
Tecnologia do Blogger.
Seguidores
Arquivo do blog
-
▼
2013
(45)
-
▼
março
(16)
- DOCUMENTAÇÃO PARA TRABALHADORAS RURAIS
- NASCE A MAIS NOVA LIVRARIA EVANGÉLICA EM MORRINHOS
- CARDEL BRASILEIRO DIZ TER PÉS NO CHÃO
- PROTESTO DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS EM MORRINHOS
- Novo Papa é Argentino
- Julgamento de Mizael Bispo terá transmissão inédit...
- 2º CONGRESSO DE MULHERES TRABALHADORAS
- VEJA O SALÁRIO QUE NÓS PAGAMOS AO VEREADORES DE MO...
- SECA CHOVE 56% A MENOS
- MARCIO DE ESPINHOS ASSUME VAGA NA CÂMARA EM MORRINHOS
- Um adeus a um Revolucionário, Morre Hugo Chaves
- Evento em Cruz para discutir a Conferencia das Cid...
- PAC 2 DOA ESCAVADEIRA PARA MORRINHOS
- Vice de Chávez fala em 'conspiração' e expulsa adi...
- JULGAMENTO DE BRUNO
- ESTAMOS CHEGANDO A MARCA DAS 11 MIL VISUALIZAÇÕES
-
▼
março
(16)
quinta-feira, 14 de março de 2013
DOCUMENTAÇÃO PARA TRABALHADORAS RURAIS
NO DIA 12 DE MARÇO DE 2013 NO SINDICATO DOS TRABALHADORES RURAIS DE MORRINHOS JUNTAMENTE COM PREFEITURA MUNICIPAL, INCRA, INSS E MDA REALIZA MULTIRÃO DO PROGRAMA NACIONAL DE DOCUMENTAÇÃO DA TRABALHADORA RURAL . NESTE DOMINGO 6:00 HS DA MANHÃ IRÁ SER TRANSMITIDO ATRAVÉS DO PROGRAMA NORDESTE RURAL.
CARDEL BRASILEIRO DIZ TER PÉS NO CHÃO
O cardeal brasileiro dom Odilo Scherer, apontado antes do conclave como um dos principais favoritos para a eleição do papa, afirmou nesta quinta-feira que não havia entrado na Capela Sistina esperando ser eleito.
'Tenho os pés no chão', afirmou o arcebispo de São Paulo durante entrevista coletiva nesta quinta-feira ao lado dos outros quatro cardeais brasileiros que participaram do conclave.
Nas principais casas de apostas britânicas, o nome de Scherer aparecia na véspera do conclave como o segundo ou terceiro mais cotado entre os apostadores, enquanto o cardeal Jorge Mario Bergoglio, agora papa Francisco, não aparecia entre os dez favoritos.
'As cotações prévias foram todas para o espaço', brincou Scherer, para depois destacar que as previsões não tinham ligação com a realidade.
'Eu lhe pergunto: com que critério foram feitos esses cálculos? Foram cálculos humanos, mas a Igreja não é feita só de cálculos humanos', afirmou.
Ele afirmou ter enfrentado a pressão da imprensa antes do conclave com 'tranquilidade'.
'Sopro vital'
Durante a entrevista, Scherer elogiou a escolha do novo papa. 'Depois de 500 anos (da existência da Ordem dos Jesuítas), é um papa jesuíta, com coração franciscano', afirmou.
Ele brincou ainda ao dizer que na região da Patagônia, ao sul da Argentina, venta muito, e que a Igreja foi buscar seu 'sopro vital' num lugar distante como a Argentina.
Questionado se houve algum enfrentamento entre grupos de cardeais conservadores e progressistas durante o conclave, Scherer afirmou: 'Em nenhum momento identifiquei, tanto nas congregações gerais (reuniões pré-conclave) quanto no conclave, nenhum partido, de esquerda ou de direita'.
'O conclave ocorreu em clima de oração, de serenidade e de responsabilidade', afirmou.
Scherer afirmou ainda que não teve contato com seus familiares no Brasil durante o conclave e brincou que se eles tivessem participado da eleição, ele teria sido escolhido.
PROTESTO DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS EM MORRINHOS
NESTE DIA 13 DE MARÇO, ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS FIZERAM PROTESTO PACÍFICO NO MUNICÍPIO, REIVINDICARAM UM TRASPORTE PARA IREM ESTUDAR EM SOBRAL QUE FOI TIRADO DA ROTA DEVIDO A DENUNCIAS, SEGUNDA O DENUNCIANTE OS ÔNIBUS QUE TRASPORTAVAM NÃO PODERIAM TER ESTA FINALIDADE. COM ISSO OS UNIVERSITÁRIOS SE MOBILIZARAM ENFRENTE A CASA DO DENUNCIANTE QUE NÃO QUIS FALAR SOBRE O CASO. A PREFEITURA DECLAROU QUE CONTRATOU OUTROS ÔNIBUS QUE ESTARÁ CHEGANDO O MAIS BREVE POSSÍVEL, ENQUANTO ISSO OS ALUNOS VÃO DE CARONA OU EM TRASPORTES COLETIVOS PARA NÃO PERDEREM AS PROVAS E AULAS.
Novo Papa é Argentino
Aos 76 anos, o argentino Jorge Mario Bergoglio, arcebispo de Buenos Aires, foi eleito pelos cardeais na quarta-feira (13) para suceder o Papa Emérito Bento XVI no comando da Santa Sé. Ao aceitar a incumbência, ele escolheu ser chamado de Francisco.
A tarefa de gerir a Igreja no século XXI exigirá muito do novo pontífice, segundo especialistas entrevistados pelo G1, opinião que o próprio Bento XVI havia assinalado no discurso em que comunicou sua renúncia: “[...] no mundo de hoje, sujeito a mudanças tão rápidas e abalado por questões de profunda relevância para a vida da fé, para governar a barca de São Pedro e proclamar o Evangelho, é necessário tanto força da mente como do corpo”.
De acordo com os estudiosos, o sucessor herda uma série de desafios relacionados à sociedade moderna e à administração da Santa Sé, tais como a reforma da Cúria Romana, o fim da perseguição aos católicos na África e Ásia, a ampliação do diálogo ecumênico, além da discussão de temas como divórcio, celibato e ordenação de mulheres.
segunda-feira, 11 de março de 2013
Julgamento de Mizael Bispo terá transmissão inédita na internet e TV
Começa nesta segunda-feira (11) no Fórum de Guarulhos, na Grande São Paulo, o julgamento de Mizael Bispo de Souza, acusado de matar a ex-namorada Mércia Nakashima há três anos.
Antes de começar, o julgamento já garantiu um lugar na história. Pela primeira vez a justiça paulista vai permitir a transmissão ao vivo de um júri pela internet e TV.
Vai ser um julgamento diferente, acompanhado por câmeras instaladas dentro do Fórum de Guarulhos. O juiz mostra como o júri vai começar: “Eu me sento na parte mais alta, bem no meio. Ao meu lado direito se sentarão o representante do Ministério Público e o assistente da acusação”, explica Leandro Bittencourt Cano.
O réu é Mizael Bispo de Souza, um policial aposentado e advogado, que está preso. Ele é um dos dois acusados de assassinar a advogada Mércia Mikie Nakashima, de 28 anos no dia 23 de maio de 2010.
Segundo a polícia, Mércia havia passado parte da noite anterior com Mizael, com quem namorou por quatro anos. Ela foi almoçar na casa da avó, onde ficou até as 18h. Depois, desapareceu. O carro da advogada foi encontrado na cidade vizinha de Nazaré Paulista. O corpo de Mércia só foi encontrado no dia seguinte.
O irmão de Mércia reconheceu o corpo e na margem da represa entrou em estado de choque. “Eu não acreditava que a Mércia estava morta. Eu não queria acreditar no homicídio”, lamenta Márcio Nakashima.
Mércia tinha a marca de um tiro na mão e outro disparo atravessou o braço e quebrou a mandíbula, mas a causa da morte foi afogamento.
Depois que o carro e o corpo da advogada foram encontrados, Mizael passou a ser o principal suspeito do crime. Ele nunca confessou, mas a polícia diz ter encontrado na represa e nos caminhos que dão acesso a ela, testemunhas e provas que colocam o policial na cena do crime.
A perícia encontrou uma alga, característica do local, na sola de um dos sapatos dele. Ligações do celular de Mizael foram feitas na região da represa. Um pescador disse ter visto o momento do crime. “Ouvi dois gritos. O carro parou na beira d’água, depois não vi o carro mais e fez um barulho na água”, conta.
Segundo a polícia, Mizael contou com a ajuda de Evandro Bezerra para matar a ex-namorada. A quebra do sigilo telefônico mostrou que eles se falaram 19 vezes no dia do crime. Evandro chegou a fugir, foi preso duas vezes e acusou Mizael. A última confissão foi há duas semanas.
“Eu fui pegar ele lá, excelência, porque ele falou que ele se encontrava em uma festa. Se ele tivesse me explicado o que teria acontecido, eu não teria ido naquele local pegar ele”, afirma.
Dois anos e dez meses depois, defesa e acusação vão debater. “Para nós é evidente não só a premeditação do crime, as conversar prévias com o comparsa, Evandro, como também que ele esteve sim na represa de Nazaré Paulista”, afirma Rodrigo Merli Antunes, promotor.
“São provas frágeis que eu diria até pueris que com certeza os jurados não vão se convencer”, diz Samir Andrade Júnior, advogado do Mizael Bispo de Souza.
O julgamento de Evandro Bezerra está marcado para julho. O primeiro a chegar ao fórum foi o advogado dele, que vai acompanhar o júri popular de Mizael Bispo de Souza.
O júri começa com a escolha do Conselho de Sentença, formado por sete jurados, e depois começam os depoimentos das testemunhas. São cinco de acusação, cinco de defesa e uma chamada pelo juiz.
Além da transmissão ao vivo, inédita na justiça brasileira, é que o próprio réu deve fazer sua defesa. Ele é advogado e nega envolvimento com o crime.
sexta-feira, 8 de março de 2013
VEJA O SALÁRIO QUE NÓS PAGAMOS AO VEREADORES DE MORRINHOS
A LEI MUNICIPAL 430, DE 25 DE SETEMBRO DE 2012, APROVOU O SALARIO DOS VEREADORES PARA A LEGISLATURA 2013/2016, VEJAM O VALOR QUE CADA VEREADOR CUSTA PARA OS COFRES DE MORRINHOS, VAMOS SOMAR POR ANO: PRESIDENTE DA CÂMARA POR ANO GANHA UM VALOR DE 78.000,00 E CADA VEREADOR CUSTA 61.800,00 SOMANDO TODOS ELES SÓ DE SALÁRIO CUSTAM O VALOR DE 696 MIL REAIS POR ANO. POR ISSO AMIGOS MORRINHENSE, VAMOS FISCALIZAR E COBRAR O TRABALHO DESTE PARLAMENTARES QUE ESTÃO SENDO MUITO BEM PAGO PARA NOS REPRESENTAR NA CÂMARA. ABRAM O OLHO!!!
quarta-feira, 6 de março de 2013
SECA CHOVE 56% A MENOS
No primeiro mês da quadra invernosa, a Funceme registrou apenas 69 milímetros de precipitações
Produtores rurais
Fortaleza Em todo o Ceará, o baixo índice pluviométrico desse início de inverno, no mês de fevereiro, tem preocupado produtores rurais e também a população do Estado. Para se ter uma ideia, em fevereiro do ano passado choveu158,8 milímetros. Já no mesmo mês deste ano, só choveu 69 milímetros, o que significa que as precipitações reduziram cerca de 56,5%. Com o objetivo de esclarecer os produtores rurais sobre a previsão de chuvas para os próximos meses, o presidente da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Eduardo Sávio Martins, foi o palestrante do Encontro Semanal do Pacto de Cooperação da Agropecuária Cearense (Agropacto), que aconteceu na manhã de ontem, em Fortaleza.
O presidente da Funceme, Eduardo Sávio Martins, apresentou, na reunião do Agropacto, as probabilidades de ocorrência de chuvas no Estado. O prognóstico permanece sendo de 40% de precipitações abaixo da média em março e abril
Segundo o presidente da Funceme, o prognóstico de chuvas para março e abril deve permanecer de acordo com o já anunciado. "Poderemos ter chuvas abaixo da média para o restante desse inverno", anuncia. Durante o encontro, também foi reforçado que a probabilidade de chuvas acima da média histórica para o período é de apenas 25%, de 35% para chuvas na média e 40% de chuvas abaixo da média, conforme atualização do prognóstico já divulgado.
Eduardo Sávio Martins explica que essa previsão se deve ao fato de o Oceano Pacífico ainda estar pouco frio para o período e o Oceano Atlântico, que é o responsável pelas chuvas no Nordeste, só estar aquecido em sua parte Norte. "Para que o Nordeste recebesse mais chuvas deveria estar acontecendo esse aquecimento na parte abaixo da linha do Equador do Oceano Atlântico. Por isso, está chovendo no Oceano, na parte Norte do Atlântico", explica.
Para socorrer os produtores, que de acordo com o presidente da Funceme, já estão esperando o pior prognóstico, o Comitê Integrado de Combate às Secas, ligado à Secretaria de Desenvolvimento Agrário, tem apresentado soluções. "Sexta-feira, participamos de audiência pública, com o Comitê e a Cogerh para tentar amenizar a situação em Tauá".
Outro problema dessa irregularidade nas chuvas, para o presidente da Funceme, são os veranicos. "Em regiões em que as chuvas são mais abundantes, como no Litoral e na Serra da Ibiapaba, os veranicos, que deixam esse locais vários dias sem chuvas, também são preocupantes, porque atrapalham a produção. Já nos locais em que a média é baixa, como no Sertão Central e nos Inhamuns, isso gera reflexos no abastecimento", afirma.
A grande esperança, considera Eduardo Sávio Martins, é que, mesmo com essas chuvas abaixo da média, aconteçam precipitações mais intensas nos locais em que existem reservatórios de água. "O que nós queremos mais é que tenham eventos fortes de precipitação para dar recarga nos açudes", destaca.
Produtores rurais
Para o presidente da Federação de Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec), Flávio Saboya, o Estado precisa elaborar um projeto emergencial para salvar o rebanho. "Nós vamos elaborar uma ação envolvendo, além da Faec, o Governo do Estado, sindicatos e as prefeituras. A nossa maior preocupação é sobre o que fazer quando essa seca acabar, porque hoje, quem vive no semiárido, tem a pecuária como principal atividade e, se a situação permanecer como está, poderemos perder 50% do rebanho, ou até mais".
O presidente da Faec ainda acrescenta que, mesmo com a seca, a categoria foi surpreendida com mais uma medida que prejudica os empresários do setor. "Após a aprovação da resolução 4.190 do Banco Central, o Governo Federal suspendeu o crédito de emergência para os pequenos e médios produtores rurais. Isso significa que o produtor não terá mais como custear o alimento para o seu rebanho. Só o agricultor familiar, que é quem tem um ganho anual de até R$ 12 mil, é que terá acesso a esse benefício. Nós estamos revoltados com essa discriminação do governo", afirma.
Para tentar reverter essa decisão, os diretores das Federações da Agricultura e Pecuária dos outros Estados do Nordeste deverão se reunir na próxima segunda-feira em Brasília, para tentar marcar audiência com os presidentes do Senado e da Câmara dos Deputados. "Os dois presidentes são nordestinos e não entendemos como eles, sendo da região, não estão vendo a situação da pecuária no Nordeste com essa seca", ressalta.
Perímetro Alagamar
O Programa Nacional do Crédito Fundiário (PNCF) liberou R$ 2,05 milhões para atender 82 famílias que moram e produzem no Perímetro Irrigado Alagamar, que tem se destacado na produção de frutas, em Jaguaretama. Os recursos são oriundos do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e garantem acesso à terra aos agricultores familiares que têm pouca ou nenhuma terra. No caso do Alagamar, cada família receberá R$ 25 mil e três hectares de terra, sendo que 2,5 hectares deverão ser usados para a produção de mamão, goiaba e acerola e meio hectare para produzir culturas diversas.
Segundo o secretário Nelson Martins, os beneficiados com PNCF em todo o Ceará têm apresentado resultados positivos. "É mais uma forma de incentivar a geração de trabalho no campo, pois além dos recursos nós garantimos assistência técnica para a produção", afirmou.
FIQUE POR DENTRO
Quadras invernosas de 2012 e 2013
De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), em janeiro de 2012, que ainda faz parte da pré-estação chuvosa, choveu 54,6 milímetros e no mesmo mês de 2013, 47,5, o que representa uma redução de 13%.
Já em fevereiro, a diferença foi ainda maior. Em 2012, as precipitações nesse mês foram de 158,8 mm e em 2013, os pluviômetros só registraram 69 milímetros, com uma redução de 56,5%.
Ainda segundo a Funceme, a macro região do Cariri, em janeiro de 2013, teve precipitações acima de 200 mm em algumas áreas. Entretanto, nas demais regiões, os índices foram menores, como Inhamuns, que teve registros entre 100 mm e 140 mm, além do Litoral Norte e Serra da Ibiapaba com índices entre 80 mm e 120 mm.
Nas demais regiões do Estado os índices foram inferiores a 60 mm e em alguns locais, no Sertão Central, as chuvas ficaram abaixo dos 5 mm de precipitação.
Mais informações
Federação de Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará
Telefone: (85) 3535.8000
Funceme
Telefone: (85) 3101.1117MARCIO DE ESPINHOS ASSUME VAGA NA CÂMARA EM MORRINHOS
APOS LICENÇA DE 180 DIAS DA JÁ SUPLENTE VEREADORA LUIZA, AGORA É A VEZ DE ASSUMIR O CARGO O SEGUNDO SUPLENTE MARCIO MARANHÃO ELE QUE É DO PT, ASSUMIU O CARGO VACANTE NESTE SÁBADO DIA 02 DE MARÇO. ESTA VAGA QUE ORIGINALMENTE FOI DEIXADA PELA CONVOCAÇÃO DA VEREADORA NENÉM DO ELÓI AO SER CHAMADA PARA A SECRETARIA DE SAÚDE DE MORRINHOS. MÁRCIO MARANHÃO É DA REGIÃO DO OUTRO LADO DO RIO E É DA BASE DE SUSTENTAÇÃO DO PREFEITO JERÔNIMO
terça-feira, 5 de março de 2013
Um adeus a um Revolucionário, Morre Hugo Chaves
05/03/2013 18h52 - Atualizado em 05/03/2013 19h14
Morre aos 58 anos Hugo Chávez, presidente
da Venezuela
Ele lutava contra um câncer desde 2011 e passou por tratamento em Cuba.
Governante foi um dos mais destacados e controversos da América Latina.
Do G1, em São Paulo
O
presidente da Venezuela, Hugo Chávez, morreu na tarde desta terça-feira (5), aos 58 anos, na capital Caracas.
A morte ocorreu às 16h25 locais (17h55 de Brasília), segundo o vice-presidente Nicolás Maduro, herdeiro político de Chávez, que fez o anúncio em um pronunciamento ao vivo na TV.
"Às 16h25 locais (17h55 de Brasília) de hoje 5 de março, faleceu o comandante presidente Hugo Chávez Frías", disse Maduro, emocionado.
Chávez lutava contra um câncer desde junho de 2011 e, após realizar um tratamento em Cuba contra a doença, havia voltado ao país natal em fevereiro deste ano.
Chávez foi um dos mais destacados e controversos líderes da América Latina. Desde que assumiu o comando da Venezuela, em 1999, o militar da reserva promoveu mudanças à esquerda, na política e na economia. Ele nacionalizou empresas privadas, atribuiu ao Estado atividades essenciais, além de mudar a Constituição, o nome, a bandeira e até o fuso horário do país (1h30 a menos que o horário de Brasília).
Chávez foi reeleito pela primeira vez em 2006, com mais de 62% dos votos, e novamente em 2012, com 54%.
Ele tentou chegar ao poder pela primeira vez em 1992 através de uma tentativa fracassada de golpe de Estado, que fez com que fosse preso. Em 2002, já no comando do país, sofreu um golpe de Estado que o tirou do poder por quase 48 horas. Foi restituído por militares leais, com a mobilização de milhares de seguidores.
A Venezuela, que é membro da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), possui uma economia dependente das exportações do combustível, tendência que Chávez queria mudar com a entrada do país no Mercosul. O país tem 30 milhões de hectares de terras cultiváveis, mas importa até 70% dos alimentos que consome. A população é de quase 29 milhões de habitantes.
Evento em Cruz para discutir a Conferencia das Cidades
O município de Morrinhos foi representado em um Evento Regional que tratou diretrizes para realização da Conferencia das Cidades que se realizará em Morrinhos no dia 16 de Abril. O Evento foi no Município de Cruz neste dia 05 de Março e representaram o município a ONG Instituto Serra do Mucuripe, representando pelo Nei Barbosa, SINTRAF, representado pelo Edmilson Soares e Giovane e Daci a Prefeitura de Morrinhos.
PAC 2 DOA ESCAVADEIRA PARA MORRINHOS
ESPECIFICAÇÕES DA MÁQUINA: Tipo retroescavadeira, nova de fábrica, de fabricação nacional, tração 4 x 4, acionada por motor diesel, com potência bruta mínima de 78 (setenta e oito) HP. Com conversor de torque, com inversor de marchas frente/ré de acionamento eletro-hidráulico. Caçamba frontal com capacidade de 0,75 metros cúbicos. Caçamba da retro de 24 polegadas. Profundidade de escavação superior a 4,0 metros. Força de escavação na caçamba da retro de 4.900 kg.
Vice de Chávez fala em 'conspiração' e expulsa adido militar dos EUA
05/03/2013 15h02 - Atualizado em 05/03/2013 18h06
Vice de Chávez fala em 'conspiração' e
expulsa adido militar dos EUA
Ele afirmou que câncer de Chávez é 'ataque' inimigo e reafirmou unidade.
Presidente e Venezuela enfrentam 'horas mais duras' desde cirurgia, disse.
Do G1, em São Paulo
418 comentários
O agravamento do estado de saúde do presidente Hugo Chávez levou o vice-presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, a ir ao vivo à TV nesta terça-feira (5) denunciar o que chamou de "conspiração" dos inimigos contra o governo e reafirmar a unidade do regime.
Maduro falou numa reunião de gabinete ao vivo na TV estatal, direto do Palácio Presidencial de Miraflores, em Caracas.
Ele afirmou que inimigos do regime, em especial os EUA, se aproveitam da situação de saúde de Chávez para "desestabilizar" o país, e anunciou que um adido militar dos EUA será expulso do país por "conspirar contra o regime".
"Este funcionário tem como tarefa buscar militares ativos na Venezuela primeiro para investigar a situação das Forças Armadas e para propor a elas projetos desestabilizadores", disse Maduro.O funcionário, identificado como o adido militar aeronáutico David Delmonico, segundo Maduro, teria procurado militares para propor um golpe contra o governo. Ele tem 24 horas para deixar o país, de acordo com o vice. Todd Breasseale, porta-voz do Pentágono, confirmou a informação e disse que Delmonicojá deixou o país.
Mais tarde, o chanceler venezuelano, Elías Jaua, afirmou que um segundo funcionário americano, Deblin Costal, foi expulso pelo mesmo motivo. A embaixada dos EUA em Caracas disse à France Presse que não tinha conhecimento de nenhum funcionário com esse nome.
'Ataque'
O vice-presidente Maduro também disse acreditar que o câncer que acomete o presidente é um "ataque" dos seus inimigos, um de vários ocorridos ao longo dos últimos 14 anos, segundo ele, e comparou-o à doença que provocou a morte do líder palestino Yasser Arafat.
O vice-presidente Maduro também disse acreditar que o câncer que acomete o presidente é um "ataque" dos seus inimigos, um de vários ocorridos ao longo dos últimos 14 anos, segundo ele, e comparou-o à doença que provocou a morte do líder palestino Yasser Arafat.
"Nós não temos nenhuma dúvida, chegará o momento indicado da História em que se poderá formar uma comissão científica que revelará que o comandante Chávez foi atacado com esta doença", afirmou. "Os inimigos históricos desta pátria buscaram o ponto para prejudicar a saúde de nosso comandante."
Ele prometeu também medidas para combater o que chamou de "sabotagem elétrica" que estaria ocorrendo em vários locais do país.
O vice-presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, durante pronunciamento na TV nesta terça-feira (5) (Foto: AFP)
O vice também criticou o fato de os oponentes políticos não terem respeitado o "direito humano" de Chávez ser tratado, atacando-o com mentiras sem parar.
Ele afirmou que os médicos "estão com Chávez" e que a nação venezuelana segue rezando com ele, após o que chamou de "complicações" que resultam nas "horas mais duras" enfrentadas pelo país e pelo presidente desde a cirurgia a que se submeteu em Cuba em 11 de dezembro de 2012.
Por fim, Maduro pediu que o povo, os trabalhadores "cerrem fileiras" contras os conspiradores e mantenham a unidade.
JULGAMENTO DE BRUNO
05/03/2013 16h21 - Atualizado em 05/03/2013 16h21
‘Ele não arquitetou nada’, diz defesa
de Bruno sobre morte de Eliza
Nesta manhã, Lenoir disse que depoimento do cliente será ‘bombástico’.
Para advogado, parcela de culpa do goleiro é não ter impedido Macarrão.
Um dos advogados do Bruno Fernandes, Tiago Lenoir, declarou na tarde desta terça-feira (5) que o goleiro não foi o mandante da morte da ex-amante Eliza Samudio. "O Bruno não vai confessar aquilo que ele não fez. Por exemplo, confessar que ele mandou matar Eliza Samudio. Isso não aconteceu. Ele fala que não. Ele não conhece Bola, ele não arquitetou nada", afirmou o defensor.
Tiago Lenoir compõe a defesa de Bruno Fernandes
(Foto: Pedro Cunha/G1)
(Foto: Pedro Cunha/G1)
(Acompanhe no G1 a cobertura completa do julgamento do caso Eliza Samudio, com equipe de jornalistas trazendo as últimas informações, em tempo real, de dentro e de fora do Fórum de Contagem, em Minas Gerais. Conheça os réus, entenda o júri popular, relembre os momentos marcantes e acesse reportagens, fotos e infográfico sobre o crime envolvendo o goleiro Bruno).
Durante a manhã, Lenoir disse ao G1 que o depoimento de Bruno durante o julgamento será “bombástico”. Questionado sobre qual seria a relevância das declarações do cliente, o advogado respondeu que, possivelmente, a parcela de culpa de Bruno neste caso tenha sido não interromper o plano Luiz Henrique Ferreira Romão, o Macarrão, em relação à Eliza. “Será que o Bruno sabe que o Macarrão ia tomar essa atitude? Será que o Bruno sabe que o Jorge estaria envolvido? Será que o Bruno sabia que tudo isso iria acontecer? Saber é uma coisa, vontade de fazer é outra. E, quem sabe, ele não poderia fazer diferente. Talvez a parcela de culpa dele teria sido essa, de ter impedido o Macarrão de ter feito alguma coisa", pontuou.
Durante a manhã, Lenoir disse ao G1 que o depoimento de Bruno durante o julgamento será “bombástico”. Questionado sobre qual seria a relevância das declarações do cliente, o advogado respondeu que, possivelmente, a parcela de culpa de Bruno neste caso tenha sido não interromper o plano Luiz Henrique Ferreira Romão, o Macarrão, em relação à Eliza. “Será que o Bruno sabe que o Macarrão ia tomar essa atitude? Será que o Bruno sabe que o Jorge estaria envolvido? Será que o Bruno sabia que tudo isso iria acontecer? Saber é uma coisa, vontade de fazer é outra. E, quem sabe, ele não poderia fazer diferente. Talvez a parcela de culpa dele teria sido essa, de ter impedido o Macarrão de ter feito alguma coisa", pontuou.
Em relação ao depoimento de Luiz Henrique Romão – o Macarrão -, em novembro de 2012, no qual o réu informou ter levado de carro a ex-amante do jogador até local indicado pelo goleiro, Lenoir disse que à época Bruno esperava a verdade do amigo. “Ele está muito chateado porque acreditava que o Macarrão também diria o que sabe, mas não falou”, contou nesta terça (5).Anteriormente, o advogado disse que Bruno Fernandes contará toda a verdade envolvendo o desaparecimento e a morte da ex-amante. “Ele vai dizer o que teria ouvido e o que teria visto. Ele sabe de muita coisa. Ele é o Bruno. Ele é, em tese, o patrão. Ele é, em tese, quem tinha o dinheiro. Era ele quem sustentava aquele povo todo, então dizer que ele não sabia de nada seria ingenuidade”, afirmou.
O advogado também contou sobre a relação do jogador com os outros réus, os quais ele sustentava, de acordo com Lenoir. “Ele foi goleiro da nação rubro-negra, do Atlético-MG. O Bruno tem que ser goleiro dele mesmo. Ele foi goleiro de pelo menos nove famílias”, disse.
Na época, Macarrão também disse à juíza que não sabia o que iria acontecer com Eliza, mas que "pressentia" que a jovem seria morta. Macarrão afirmou ainda que alertou Bruno sobre o que podia acontecer, mas que o goleiro pediu para ele deixar "de ser bundão".
Assinar:
Postagens (Atom)