(RÁDIO LIBERDADE FM 87,9)
Sobre mim
- Morrinhos Agora
- Morrinhos, Ceará, Brazil
- Francisco Odinei Vasconcelos Barbosa ou somente Nei Barbosa,é um educador popular de origem dos movimentos comunitários, vem desenvolvendo e criando projetos nas áreas de cultura, esportes, juventude, meio ambiente e social. É um militante nato da defesa dos menos favorecidos e atualmente preside o Instituto Mucuripe.
Você acha que Morrinhos melhorias politicas para cultura com a Criação da Secretaria de Cultura?
Tecnologia do Blogger.
Seguidores
Depois de aprovado no Senado e Câmara, projeto dos 'royalties' do petróleo volta a causar polêmica
O impasse sobre a redistribuição dos royalties do petróleo ressurgiu nesta semana tanto na Câmara dos Deputados quanto no Senado Federal. O embate envolve, além da batalha política empreendida pelo Rio de Janeiro e Espírito Santo por recursos perdidos com aprovação do PLS 448/2011 nas duas casas do Congresso, questões regimentais e constitucionais relativas ao processo legislativo.
O cerne do problema é um lapso no cálculo de porcentagem na tabela proposta pelo Senado para repartição dos royalties de 2012 a 2020. Um aumento de 1 ponto percentual a partir de 2017 na quantia destinada aos municípios afetados por operações de embarque e desembarque de petróleo – que não fica clara na tabela – leva o total distribuído a 101%.
A discussão atual é se o lapso constitui um erro formal, de redação, que pode ser corrigido no texto que seguirá para a sanção presidencial ou se ele constitui um erro material, de conteúdo, o que obrigaria uma nova tramitação pelas duas Casas do Congresso.
Histórico
Durou sete horas a queda de braços pelos royalties do petróleo no Plenário do Senado durante a sessão do dia 19 de outubro do ano passado. Ao final, os estados produtores de petróleo, ou confrontantes, já que a exploração quase que somente no mar, foram suplantados pela vontade da maioria. Aprovou-se o substitutivo do senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) ao PLS 448/11.
Pelo texto de Vital, a fatia da União nos royalties em regime de concessão será reduzida de 30% para 20%, já em 2012. A dos estados produtores cai de 26,25% para 20%. Os municípios produtores são os que sofrem maior redução: de 26,25% para 17% em 2012, chegando a 4% em 2020. Os municípios afetados pela exploração de petróleo também sofrem cortes: de 8,75% para 2%. Estados e municípios não produtores saltam de 8,75% para 40%.
Demorou um ano para que a Câmara construísse um acordo em torno da proposta de Vital. Já no Plenário, o deputado Carlos Zarattini (PT-SP) anteviu o problema do texto do Senado: “Ele não fecha em alguns pontos e não se sustenta, com equívocos de redação ou matemática", disse.
Ele se referia à tabela de repartição dos royalties de 2012 a 2020 e seus índices previstos para vigorar a partir de 2017, que somam 101% no caso dos contratos de concessão para o petróleo extraído da plataforma continental (mar), seja da camada pré-sal ou não.
Denunciado o erro, os deputados contrários ao texto começaram a apostar num veto da presidente Dilma. O presidente da Câmara, deputado Marco Maia, minimizou o problema, garantindo que a matéria não deve voltar ao Senado para ser consertada.
Ele informou à Agência Câmara na tarde desta quinta-feira (8) que houve erro de impressão do texto que foi analisado pela Casa. Assim, como a Câmara referendou o projeto do Senado, não haveria porque fazer uma nova análise da proposta. Marco Maia afirmou que o presidente do Senado, José Sarney, e Vital já haviam verificado que a cópia aprovada pelos senadores estava correta.
Após reunião com José Sarney, Marco Maia informou que a alteração será feita de acordo com o Regimento Interno das duas Casas parlamentares, e deverá ser concluída na próxima semana.
Senado
No Plenário do Senado, entretanto, o próprio Vital quis garantir a clareza do substitutivo. Na noite de quarta-feira (7), apresentou ofício à Mesa admitindo que a "redação dá margem à imprecisão do texto" e pediu sua correção. O ofício foi enviado à publicação e à Câmara dos Deputados, mas não passou em branco para os senadores que ainda lutam para minimizar o prejuízo de seus estados.
Na sessão plenária de hoje, o senador Francisco Dornelles (PP-RJ) foi enfático ao dizer que o erro não pode ser corrigido como se fosse um lapso de redação, uma vez que altera em um terço o percentual recebido pelos municípios afetados pelas operações de embarque e desembarque.
- Vai além da simples correção redacional. Afeta substancialmente o mérito do projeto por alterar os percentuais devidos aos entes da Federação.
Nessa mesma linha falou o senador Lindbergh Farias (PT-RJ), para quem houve “erro grosseiro”, com “alteração do sentido”. Na opinião dele, é preciso voltar o texto para correção desde o início da tramitação, à Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado.
Agência Senado
(Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
Jovens entra cada vez mais no mundo do crime
A criminalidade e a banalização dos conceitos do ser humano, está em cheque! com a entrada cada vez mais dos jovens na criminalidade fica a pergunta por que tem aumentado tanto esta onda de criminalidade, apesar de esforços coletivos dos poderes públicos em diminuir estes efeitos, mas agora não se pode mais ir vir toda hora, pois a violência está próxima de mais das pessoas de bem da cidade. O crime cresce vertiginosamente entre os jovens, sobretudo na sociedade ocidental contemporânea, independentemente de nível de instrução escolar, classe social ou etnia. No conjunto dos fatores mais frequentes desse comportamento desviante e inaceitável, estão as de ordem individual ou psicológicas: estrutura patológica de personalidade, perversões, falha superegóica e paixões avassaladoras; de ordem familiar: ausência de lei paterna, educação doméstica e formal deficitárias, e desordem dinâmica e estrutural da família. Há também as causas sociais como: fome, miséria, lutas pela sobrevivência e pelo poder, e a impunidade.
Essa última é uma das forças que mais alavanca a violência, uma vez que se passa a compreender que “tudo é permitido”. A partir dessa perspectiva, o caos acontece pela ausência de leis eficazes no seu cumprimento, produzindo desregramento social.
O uso de drogas e a desestruturação da família são outros dois motivos e estão interligados entre si. O primeiro tem se transformado num grave problema social que, além de alimentar o tráfico de drogas – outro problema social grave – pode trazer danos devastadores, podendo provocar as dissoluções e a perda do equilíbrio mental do sujeito, da família e da sociedade como um todo.
É preciso estudar os motivos pelos quais seres humanos, na idade da beleza e das boas emoções, em vez de viverem virtuosamente, ingressam no mundo do crime, para que as ciências apontem o que o motiva, a fim de que a sociedade se organize não apenas para controlá-lo, mas, inclusive, para evitá-lo através de um planejamento preventivo estratégico.
Lançmento da Campanha Natal sem Fome
Confira a programação da campanha:
ATIVIDADE
|
LOCAL
|
DATA
|
HORÁRIO
|
Lançamento da
Campanha
|
Rua Fonte Nova –
São Luis
|
15/11/2012
|
19:00
|
Show Cultural e
Beneficente
|
Pólo de Lazer de
Morrinhos
|
23/11/2012
|
18:00
|
Meia Maratona Natal
Sem Fome
|
Rua Joaquim
Coriolano
|
08/12/2012
|
08:00
|
Torneio Solidário
|
Quadra do Bairro
São José
|
22/12/2012
|
18:00
|
Distribuição dos
Alimentos
|
|
23/12/2012
|
|
fonte: Instituto Mucuripe
Começa um novo rumo na administração pública de Morrinhos
Especulações e mais especulações é oque rodeia a política em Morrinhos, enquanto o Prefeito Jerônimo monta a sua equipe de trabalho para a próxima gestão, a população já monta esta equipe, muitos nomes já foram cogitados para as secretarias, enquanto isso muita indefinição da parte do governo, pois não temos nenhuma informação de quem serão os novos gestores das pastas administrativas.
quinta-feira, 28 de junho de 2012
Plenário aprova PEC da Cultura em segundo turno
O Plenário aprovou, em segundo turno, a PEC da Cultura (PEC 416/05), do deputado Paulo Pimenta (PT-RS). Ela estabelece os princípios do Sistema Nacional de Cultura, como a ampliação progressiva dos recursos públicos para o setor.
A proposta foi aprovada por 326 votos a 1 e será enviada para votação no Senado, também em dois turnos.
Em seguida, a Ordem do Dia foi encerrada.
terça-feira, 26 de junho de 2012
Prefeito de Morrinhos Jerônimo Brandão receberá Prêmio titulo ¨Prefeito Amigo da Criança¨
Prefeito de Morrinhos
Jerônimo Brandão receberá Prêmio titulo
¨Prefeito Amigo da Criança¨
O município de Morrinhos está em festa
mais uma vez. Prefeito de Morrinhos Jerônimo Brandão recebeu o ofício da Fundação ABRINQ
premiando a sua gestão como PREFEITO AMIGO DA CRIANÇA. Este prêmio de suma
importância e reconhecimento dado por esta organização internacional consiste
em um levantamento dos indicadores de ações e atividades voltadas para as
crianças do município no âmbito da Educação, Saúde, Esportes e Assistência
Social. Valorizar, incentivar, criar oportunidades de
aprendizado, lazer e cultura para as crianças é prioridade da gestão do Prefeito
Jerônimo, com isto os resultados não podem ser diferentes e colher estes frutos
junto com a Administração Municipal deixa todos os cidadãos morrinhenses
bastante orgulhosos.
Ao final de cada
gestão do Programa Prefeito Amigo da Criança são reconhecidos os Gestores
Municipais que investiram em ações voltadas à melhoria das condições de vida
das crianças e dos adolescentes. A Fundação Abrinq - Save the Children
parabenizou o município de Morrinhos como um dos 182 municípios que melhoraram
a vida de crianças e adolescentes no decorrer da gestão 2009 – 2012 na
categoria Reconhecimento Pleno. O prefeito Jerônimo Neto Brandão receberá
o prêmio no evento solene de premiação que será realizado em Brasília, no
dia 27 de junho de 2012, na Câmara dos Deputados - Auditório Nereu Ramos
(Palácio do Congresso Nacional - Praça dos Três Poderes – Brasília/DF).
terça-feira, 19 de junho de 2012
Relação das Quadrilhas que irão participar do 4º Arraiá Morrinhos de São João
ORDEM DE APRESENTAÇÃO DAS QUADRILHAS
QUADRILHA
|
MUNICÍPIO
|
HORÁRIO
|
|
01
|
São João Nordestino
|
Acaraú
|
20:00
|
02
|
Quadrilha Emoção Junina
|
Cruz
|
20:45
|
03
|
Arraiá Lagoa Azul
|
Jijoca De Jericoacoara
|
21: 30
|
04
|
Quadrilha Beira Lixo
|
Camocim
|
22:15
|
05
|
Quadrilha Esperança
|
Camocim
|
22:45
|
terça-feira, 22 de maio de 2012
4º Festival de Quadrilhas de Morrinhos será sucesso absoluto
Em clima de muita festa e tranqüilidade, a Administração Municipal, irá realizar nos dias 22 e 23 de junho “o IV Arraiá Morrinhos de São João”. com o Tema no Centenário de Gonzagão.
As quadrilhas de todo o Ceará poderão se inscrever a té o dia 19 de Junho para concorrerem aos prêmio de R$ 3.000,00; para a 1ª colocada; R$ 2.000,00 para a segunda e em terceiro lugar a um prêmio de R$ 1.000,00.
Este ano o diferencial é que as quadrilhas juninas de todo o Ceará poderão se inscreve, para participarem dos dois dias de muito festa, e resgate da cultura das quadrilhas.
As inscrições inicia dia 1º de junho e irão até o dia 19 de Junho, informações: arraiamorrinhos@yahoo.com.br ou pelo fone (88) 9603 6511 (88) 3665 1130.
quarta-feira, 21 de março de 2012
NOTA DE PESAR A PROF.(A) IRENE SANTOS
NOTA DE PESAR
A Coordenação Municipal de Cultura do Município, representado pelo seu Coordenador Francisco Odinei Vasconcelos Barbosa externa profundo pesar pelo falecimento da Sta. Maria Irene dos Santos, vítima de um acidente de trânsito.
O fato ocorrido é uma perda enorme para a cultura e a educação do município, hora desenvolvido um trabalho valioso na Escola Prof. Maria Guiomar Gomes Carvalho e ainda com esforços e dedicação com os demais grupos de danças do município especialmente os da quadrilha Luar do Sertão de Morrinhos onde teve uma significativa passagem e a Quadrilha Sinhá Moça onde se dedicava atualmente.
A Coordenação de Cultura lamenta profundamente a partida prematura da Sta. Maria Irene dos Santos. “Temos a certeza de que ela deixa um grande exemplo na formação dos jovens, seus alunos e colegas de profissão. Ela foi um exemplo de determinação e confiança. À Irene como era chamada por todos nós prestamos o nosso respeito, reconhecimento e gratidão”.
Morrinhos, Ce,21 de Fevereiro de 2012
Francisco Odinei Vasconcelos Barbosa
COORDENADOR DE CULTURA
terça-feira, 28 de fevereiro de 2012
Museus Comunitários e Ecomuseus
O público que atua em ecomuseus, museus comunitários, museus de território, museus de percurso, museus vivos, museus de periferia, museus de rua e outros processos já pode fazer sua pré-inscrição para o 4º Encontro de Museus Comunitários e Ecomuseus (EIEMC), marcado para acontecer entre os dias 12 e 16 de junho, em Belém do Pará. Durante o evento, será desenvolvido o tema Patrimônio e Capacitação dos Atores do Desenvolvimento Local.
Todas as informações referentes ao encontro podem ser encontradas na página web da Associação Brasileira de Ecomuseus e Museus Comunitários ou junto ao Ecomuseu da Amazônia, pelo endereço eletrônico ecomuseuamazonia@gmail.com ou pelo telefone (91) 3267-3055.
Conferência Internacional
A cidade portuguesa de Seixal, local do primeiro ecomuseu de Portugal, será sede da 1ª Conferência Internacional sobre Ecomuseus, Museus Comunitários e Comunidades que acontece entre os dias 18 e 21 de setembro. O evento vem ao encontro de um grande interesse internacional pelo tema da museologia social.
Estudantes, pesquisadores e profissionais atuantes na área de ecomuseus e museus comunitários poderão fazer as inscrições de seus trabalhos até o dia 29 de fevereiro.
Para mais informações, acesse aqui.
(Texto: Marcos Agostinho, Ascom/MinC)
(Fonte: Ibram/MinC)
Bahia é o segundo estado do país que mais investe em Cultura
De acordo com dados recentes da publicação “Investimentos Públicos na Cultura do Brasil” realizada pelo Partido da Cultura (PCult), a Bahia é o segundo colocado no ranking dos estados que mais investem em Cultura, ficando atrás somente do estado de São Paulo e a frente de estados como Rio de Janeiro, Minas Gerais e Pernambuco.
As pesquisas foram realizadas nos anos 2007, 2008, 2009 e no primeiro semestre de 2010, com base em dados secundários produzidos e publicados pelas Secretarias de Fazenda (ou Finanças) dos governos estaduais e do Distrito Federal, nas suas páginas na internet. A divulgação atende à Lei de Responsabilidade Fiscal, que obriga a publicação bimestral dos Relatórios Resumidos de Execução Orçamentária (RREO).
Segundo a pesquisa, entre os anos de 2007 a 2010, o ranking é liderado pelo estado de São Paulo, sempre com uma representação em torno dos 35% dos investimentos totais em cultura no país, um total de R$434,7 milhões. A Bahia se configura como a segundo colocado, com investimentos que variam entre R$ 101,9 milhões no primeiro semestre deste ano; R$ 185,9 milhões no ano de 2009; R$ 160,66 milhões em 2008 e R$ 125,15 milhões em 2007.
A publicação Investimentos Públicos na Cultura do Brasil foi realizada por quatro estudiosos, todos, integrantes do Pcult: Mário Olímpio Medeiros, ex-secretário de Cultura de Mato Grosso e atual integrante da Agência MO Arte e Mídia; Lenissa Lenza e Mariele Ramirez, ambas do Instituto Cultural Espaço Cubo, e o cientista econômico e integrante do coletivo Amerê-Coletivo Fora do Eixo, Bruno PoljoKan.
Bruno informou que o estudo foi realizado em conjunto, através da internet. “Não nos encontramos nem uma única vez, fizemos tudo pela internet”, explica. Ele esclarece a importância da publicação. “O relatório é um ponto de partida para cada coletivo ou grupo do PCult se munir de informações para servir de base aos pedidos de ampliação de investimentos aos governos estaduais. A Bahia é o mais forte entre os estados nordestinos. É o que mais se sobressai”, afirma PoljoKan.
Nordeste
Na região Nordeste, o estado da Bahia está disparado na frente dos demais, com a média de 75,64% a frente dos segundos colocados, Maranhão e Pernambuco. Alagoas, Piauí e Rio Grande do Norte estão nas últimas colocações, segundo dados da pesquisa.
“A desvinculação da Secretaria de Turismo e Cultura para pastas separadas pode ter sido um dos fatores que fortaleceu o estado no âmbito cultural a conseguir ocupar o primeiro lugar no ranking dos Estados do Norte e Nordeste, fatores que não víamos antes”, afirma PoljoKan.
Outro dado importante é o percentual que cada estado investe do seu orçamento total no setor de cultura. Nesses dados, o Estado varia a posição entre o 6º e o 5º colocado. Os investimentos estão na base de 0,77% em 2010, 0,87% em 2009, 0,82% em 2008 e 0,75% em 2007.
No ranking anual de investimentos percentuais da despesa corrente na área cultural por região, a Bahia fica em segundo colocado, somente atrás do Maranhão. A Proposta de Emenda à Constituição - PEC 150/2003, reivindicação antiga do setor cultural, prevê aumento orçamentário para a Cultura nos três níveis federativos: 2% na União, 1,5% nos estados e 1% nos municípios.
Consolidação
O dado expressivo de investimentos em Cultura na Bahia também é atribuido à parceria com o Governo Federal, através do Programa Mais Cultura, política de fomento que inclui investimentos em editais e microcréditos, dentro de uma dimensão econômica e social da cultura.
“Atrelado a tudo isso, o governo Jaques Wagner compreendeu a importância da qualificação dos agentes culturais e gestores municipais e o envolvimento das Universidades Públicas na Bahia. A consolidação do Sistema Estadual de Cultura e a Estadualização das Políticas Públicas de Cultura do Estado são dois fatores também importantes”, explica o secretário de Cultura do Estado, Márcio Meirelles.
“Os diálogos sociais através da realização de conferências possibilitam a compreensão pelo Estado nos anseios da sociedade, ampliando assim, as vertentes de investimentos a partir da diversidade de linguagens artísticas, como teatro, dança, música, artes visuais, audiovisual entre outros”, completa Meirelles.
Partido da Cultura
Entendendo que o Poder Público tem importância fundamental na elaboração e implantação do Sistema, o Partido da Cultura (PCult), foi criado por um grupo de pessoas com o objetivo de expor problemas e sugerir soluções que sejam operadas a partir de decisões políticas e institucionais de partidos políticos, candidatos a cargo eletivo e ocupante de cargos públicos. O conceito do PCult vem sendo construído de forma coletiva e solidariamente por meio da internet.
O PCult é um fórum informal, ambiente supra-partidário permanente e trabalha para que a Cultura, tanto quanto educação e saúde, seja tema central dos debates políticos eleitorais, nas campanhas que acontecem a cada dois anos no país e no desenvolvimento do Sistema Nacional de Cultura, aglutinando diversas entidades, redes, movimentos e pessoas de todos os estados do país em torno de temas diversos, sempre na esfera cultural.
Essa foi a primeira pesquisa realizada por integrantes do grupo, porém, próximos estudos estão em fase de construção. “Nós vamos dar início a uma nova pesquisa que irá analisar de que forma são feitos esses investimentos, quem recebe, como recebe, se são os mesmos grupos, a diversidade de cidades que recebem esses recursos entre outros fatores”, explica Poljokan.
Fonte: Agecom
As pesquisas foram realizadas nos anos 2007, 2008, 2009 e no primeiro semestre de 2010, com base em dados secundários produzidos e publicados pelas Secretarias de Fazenda (ou Finanças) dos governos estaduais e do Distrito Federal, nas suas páginas na internet. A divulgação atende à Lei de Responsabilidade Fiscal, que obriga a publicação bimestral dos Relatórios Resumidos de Execução Orçamentária (RREO).
Segundo a pesquisa, entre os anos de 2007 a 2010, o ranking é liderado pelo estado de São Paulo, sempre com uma representação em torno dos 35% dos investimentos totais em cultura no país, um total de R$434,7 milhões. A Bahia se configura como a segundo colocado, com investimentos que variam entre R$ 101,9 milhões no primeiro semestre deste ano; R$ 185,9 milhões no ano de 2009; R$ 160,66 milhões em 2008 e R$ 125,15 milhões em 2007.
A publicação Investimentos Públicos na Cultura do Brasil foi realizada por quatro estudiosos, todos, integrantes do Pcult: Mário Olímpio Medeiros, ex-secretário de Cultura de Mato Grosso e atual integrante da Agência MO Arte e Mídia; Lenissa Lenza e Mariele Ramirez, ambas do Instituto Cultural Espaço Cubo, e o cientista econômico e integrante do coletivo Amerê-Coletivo Fora do Eixo, Bruno PoljoKan.
Bruno informou que o estudo foi realizado em conjunto, através da internet. “Não nos encontramos nem uma única vez, fizemos tudo pela internet”, explica. Ele esclarece a importância da publicação. “O relatório é um ponto de partida para cada coletivo ou grupo do PCult se munir de informações para servir de base aos pedidos de ampliação de investimentos aos governos estaduais. A Bahia é o mais forte entre os estados nordestinos. É o que mais se sobressai”, afirma PoljoKan.
Nordeste
Na região Nordeste, o estado da Bahia está disparado na frente dos demais, com a média de 75,64% a frente dos segundos colocados, Maranhão e Pernambuco. Alagoas, Piauí e Rio Grande do Norte estão nas últimas colocações, segundo dados da pesquisa.
“A desvinculação da Secretaria de Turismo e Cultura para pastas separadas pode ter sido um dos fatores que fortaleceu o estado no âmbito cultural a conseguir ocupar o primeiro lugar no ranking dos Estados do Norte e Nordeste, fatores que não víamos antes”, afirma PoljoKan.
Outro dado importante é o percentual que cada estado investe do seu orçamento total no setor de cultura. Nesses dados, o Estado varia a posição entre o 6º e o 5º colocado. Os investimentos estão na base de 0,77% em 2010, 0,87% em 2009, 0,82% em 2008 e 0,75% em 2007.
No ranking anual de investimentos percentuais da despesa corrente na área cultural por região, a Bahia fica em segundo colocado, somente atrás do Maranhão. A Proposta de Emenda à Constituição - PEC 150/2003, reivindicação antiga do setor cultural, prevê aumento orçamentário para a Cultura nos três níveis federativos: 2% na União, 1,5% nos estados e 1% nos municípios.
Consolidação
O dado expressivo de investimentos em Cultura na Bahia também é atribuido à parceria com o Governo Federal, através do Programa Mais Cultura, política de fomento que inclui investimentos em editais e microcréditos, dentro de uma dimensão econômica e social da cultura.
“Atrelado a tudo isso, o governo Jaques Wagner compreendeu a importância da qualificação dos agentes culturais e gestores municipais e o envolvimento das Universidades Públicas na Bahia. A consolidação do Sistema Estadual de Cultura e a Estadualização das Políticas Públicas de Cultura do Estado são dois fatores também importantes”, explica o secretário de Cultura do Estado, Márcio Meirelles.
“Os diálogos sociais através da realização de conferências possibilitam a compreensão pelo Estado nos anseios da sociedade, ampliando assim, as vertentes de investimentos a partir da diversidade de linguagens artísticas, como teatro, dança, música, artes visuais, audiovisual entre outros”, completa Meirelles.
Partido da Cultura
Entendendo que o Poder Público tem importância fundamental na elaboração e implantação do Sistema, o Partido da Cultura (PCult), foi criado por um grupo de pessoas com o objetivo de expor problemas e sugerir soluções que sejam operadas a partir de decisões políticas e institucionais de partidos políticos, candidatos a cargo eletivo e ocupante de cargos públicos. O conceito do PCult vem sendo construído de forma coletiva e solidariamente por meio da internet.
O PCult é um fórum informal, ambiente supra-partidário permanente e trabalha para que a Cultura, tanto quanto educação e saúde, seja tema central dos debates políticos eleitorais, nas campanhas que acontecem a cada dois anos no país e no desenvolvimento do Sistema Nacional de Cultura, aglutinando diversas entidades, redes, movimentos e pessoas de todos os estados do país em torno de temas diversos, sempre na esfera cultural.
Essa foi a primeira pesquisa realizada por integrantes do grupo, porém, próximos estudos estão em fase de construção. “Nós vamos dar início a uma nova pesquisa que irá analisar de que forma são feitos esses investimentos, quem recebe, como recebe, se são os mesmos grupos, a diversidade de cidades que recebem esses recursos entre outros fatores”, explica Poljokan.
Fonte: Agecom
turismo e cultura em morrinhos ganha placas de identificação
A cidade de Morrinhos acaba de receber placas de identificação de prédios, logradouros e de orientação de destino aos motoristas que cruzam as CEs que cortam o nosso município ou aqueles que adentram na cidade.
A colocação das referidas placas foi feita pelo DETRAN Ceará a pedido da administração municipal.
Os destinos para as cidades de Sobral e Itapipoca tiveram destaque pelo o grande fluxo de veículos de cargas, de passeio e turismo nestas estradas.
Os destinos para as cidades de Sobral e Itapipoca tiveram destaque pelo o grande fluxo de veículos de cargas, de passeio e turismo nestas estradas.
CONFERÊNCIA DA CULTURA
NEI BARBOSA PALESTRANDO DURANTE A CONFERENCIA
TRABALHOS EM GRUPOS
TRABALHOS EM GRUPOS
TRABALHOS EM GRUPOS
TRABALHOS EM GRUPOS
APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS DE GRUPO
ENTREGA DO CERTIFICADOS
ENTREGA DO CERTIFICADOS
DELEGADOS ELEITOS PARA CONFERENCIA ESTADUAL
Em praticamente todo Município brasileiro se faz uma reclamação em uníssono: são minguados os recursos para a Cultura. Há cidade que nem secretaria para o setor têm. A situação pode mudar com a criação dos sistemas municipais de cultura, por meio dos quais haverá repasse dos governos federal e estadual. Tal qual um hospital municipal pode receber recursos do Sistema Único de Saúde (SUS), o Município que criar seu sistema de cultura pode até quintuplicar o orçamento para o setor, sem ficar dependendo apenas da disponibilidade orçamentária ou, principalmente, do nível de prioridade dos prefeitos. A finalidade de chegar a esse marco regulatório é o que move as Conferências Municipais de Cultura realizadas no Ceará. Nessa idéia o município de Morrinhos realizou a sua III Conferencia Municipal de Cultura. Cultura, Diversidade, Cidadania e Desenvolvimento foi o tema dessa terceira conferência. A intenção é se criar o Plano Municipal de Cultura, que é apenas uma das etapas do Sistema Municipal do setor.
A Conferência aconteceu no Pólo de Lazer de Morrinhos, palco das mais diversas discussões para o desenvolvimento cultural de Morrinhos.
O Vice Prefeito José Almir Barros representou o Prefeito no evento, que também teve a participação do Vereador Osmar Rocha e demais integrantes da cultura morrinhense.
Na sua palestra o Coordenador de Cultura Nei Barbosa que também foi o organizador da Conferencia, falou dos desafios que o departamento tem enfrentado para melhorar a cultura do município, e ainda que vai se empenhar na aprovação do Sistema Municipal de Cultura de Morrinhos.
sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012
secult ce divulga lista dos desabilitados no edital do carnaval
DIVULGAÇÃO.
[FONTE: http://www.secult.ce.gov.br/noticias/secult-divulga-desabilitados-do-vi-edital-carnaval]
.
.
.
--
[FONTE: http://www.secult.ce.gov.br/noticias/secult-divulga-desabilitados-do-vi-edital-carnaval]
.
.
.
A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará divulga a lista dos desabilitados na seleção do VI Edital Carnaval 2012. Os proponentes têm até a próxima terça-feira,14, das 8h às 17h, no setor de protocolo da Secult, para entrar com recurso solicitando a reavaliação da análise jurídica.
O VI Edital Carnaval 2012, no valor de R$ 450 mil objetivou selecionar e apoiar financeiramente a execução de projetos de arte e cultura, identificando e difundindo as tradições regionais cearenses nas manifestações carnavalescas do Ceará.
O VI Edital Carnaval 2012, no valor de R$ 450 mil objetivou selecionar e apoiar financeiramente a execução de projetos de arte e cultura, identificando e difundindo as tradições regionais cearenses nas manifestações carnavalescas do Ceará.
O recurso é oriundo do Fundo Estadual de Cultura- FEC, para o ano de 2012, distribuídos nas seguintes categorias: Maracatu, Escola de Samba, Bloco e Cordão.
Confira os nomes http://tinyurl.com/6vhhxen --
terça-feira, 7 de fevereiro de 2012
Edital Ceará da Paixão 2012
http://www.secult.ce.gov.br/categoria1/edital-ceara-da-paixao-2012/Edital-Ceara-da-Paixao-2012.pdf
presente Edital selecionar e apoiar financeiramente projetos de arte e
cultura, identificar e difundir as tradições regionais cearenses estimulando práticas artísticas e culturais
que se desenvolvem nas várias comunidades de nosso Estado em função da Semana Santa.
presente Edital selecionar e apoiar financeiramente projetos de arte e
cultura, identificar e difundir as tradições regionais cearenses estimulando práticas artísticas e culturais
que se desenvolvem nas várias comunidades de nosso Estado em função da Semana Santa.
quinta-feira, 26 de janeiro de 2012
Resgate da cultura em Morrinhos
O MUNICIPIO DE MORRINHOS ATRAVÉS DA COORDENAÇÃO DE CULTURA DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CULTURA E DESPORTO, NO ÚLTIMO DIA 20 DE JANEIRO, REALIZOU EVENTO EM PRAÇA PÚBLICA PARA O RESGATE DE TRADIÇÕES FOLCLORICAS DO MUNICIPIO. O EVENTO QUE TEVE A APRESENTAÇÃO DO GRUPO DE REISADO MAIS TRADICIONAL DA REGIÃO, COM QUASE 80 ANOS DE TRADIÇÃO A COMPANHIA DE REISADO FRANCISCO FAUSTINO ENCANTOU A MULTIDÃO QUE LOTOU A PRAÇA EDWARD SILVEIRA E SE EMOCIONAU COM O RESGATE DESTA TRADIÇÃO EM NOSSO MUNICIPIO, E AINDA TEVE A APRESENTAÇÃO DO GRUPO DE REISADO DE MORRINHOS, QUE ENCANTOU O POVO NAS MADRUGADAS DA CIDADE.
“ TENHO O ORGULHO DE ESTAR COLABORANDO PARA QUE ESTA TRADIÇÃO, NÃO PERCA ESPAÇO E CONTINUE SEMPRE NO MEIO DO NOSSO POVO, AFINAL DE CONTAS MUNICIPO QUE NÃO TEM CULTURA NÃO TEM TAMBÉM IDENTIDADE” DISSE O COORDENADOR DE CULTURA O SR. NEI BARBOSA. ALÉM DA PARTICIPAÇÃO POPULAR TAMBÉM TIVERAM PRESENTES O PREFEITO JERÔNIMO BRANDÃO E A PRIMEIRA DAMA STELLA BRANDÃO QUE PARTICIPARAM ATIVAMENTE DO DIA DE COMEMORAÇÃO DO REISADO.
DEPOIS DAS APRESENTAÇÕES FORAM DISTRIBUÍDAS TREZE CESTAS BÁSICAS E UMA QUANTIA EM DINHEIRO ARRECADADA NAS PORTAS DA CIDADE DURANTE OS DIAS DE REISADO.
“ TENHO O ORGULHO DE ESTAR COLABORANDO PARA QUE ESTA TRADIÇÃO, NÃO PERCA ESPAÇO E CONTINUE SEMPRE NO MEIO DO NOSSO POVO, AFINAL DE CONTAS MUNICIPO QUE NÃO TEM CULTURA NÃO TEM TAMBÉM IDENTIDADE” DISSE O COORDENADOR DE CULTURA O SR. NEI BARBOSA. ALÉM DA PARTICIPAÇÃO POPULAR TAMBÉM TIVERAM PRESENTES O PREFEITO JERÔNIMO BRANDÃO E A PRIMEIRA DAMA STELLA BRANDÃO QUE PARTICIPARAM ATIVAMENTE DO DIA DE COMEMORAÇÃO DO REISADO.
DEPOIS DAS APRESENTAÇÕES FORAM DISTRIBUÍDAS TREZE CESTAS BÁSICAS E UMA QUANTIA EM DINHEIRO ARRECADADA NAS PORTAS DA CIDADE DURANTE OS DIAS DE REISADO.
Assinar:
Postagens (Atom)