Morrinhos Agora

ESTE VEICULO TEM O OBJETIVO DE MOSTRAR TODA AS AÇÕES DESENVOLVIDAS NA CULTURA DE MORRINHOS!




BAIXAR FICHA DE INSCRIÇÃO DO MORRINHOS JUNINO 2013

(RÁDIO LIBERDADE FM 87,9)

Sobre mim

Minha foto
Morrinhos, Ceará, Brazil
Francisco Odinei Vasconcelos Barbosa ou somente Nei Barbosa,é um educador popular de origem dos movimentos comunitários, vem desenvolvendo e criando projetos nas áreas de cultura, esportes, juventude, meio ambiente e social. É um militante nato da defesa dos menos favorecidos e atualmente preside o Instituto Mucuripe.

Você acha que Morrinhos melhorias politicas para cultura com a Criação da Secretaria de Cultura?

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

sábado, 20 de fevereiro de 2010

V Encontro Mestre do Mundo

Dona Nice recebe o público em casa, no próximo dia 25, às 16 horas, para o lançamento V Encontro Mestres do Mundo

Uma ação cultural promoverá no próximo dia 25, às 16 horas, a apresentação do V Encontro Mestres do Mundo. Na ocasião, será realizada uma “Terreirada” ou Mestre Convida, momento em que um mestre da cultura popular recebe os convidados em sua casa, mostrando seus costumes e a sua arte. A anfitriã do lançamento do V Encontro Mestres do Mundo será Dona Nice Firmeza, diplomada Mestre da Cultura e cuja arte é o bordado, pintura e a gastronomia. O encontro acontecerá no sítio em que ela reside, que também abriga o Minimuseu Firmeza, na Via Férrea, 259, bairro do Mondubim, em Fortaleza (CE) e contará com uma apresentação do Boi Ceará do Mestre Zé Pio (Fortaleza).

O Ceará é referência para os Estados brasileiros no desenvolvimento de políticas de preservação e promoção do patrimônio imaterial. Para coroar estas ações, Secretaria da Cultura apresenta os sete novos mestres da cultura, selecionados no edital da Lei dos Tesouros Vivos. Com o diploma, os novos Mestres são contemplados com um salário mínimo mensal temporário ou vitalício. Atualmente, o Estado possui 50 Mestres da Cultura diplomados e reconhecidos pela lei. Além deles, o edital prevê duas outras vagas para o registro de grupos e duas vagas para registro de coletividades (comunidades).

Ainda durante o lançamento, serão apresentados os produtos do último Encontro, o DVD, o catalogo e o registro em livro das ações educativas do IV encontro que aconteceu no Cariri. Na seqüência, haverá um coquetel regional que será servido aos convidados.

Na ocasião, o sub-secretário da Identidade e da Diversidade Cultural do MinC, Ricardo Lima, e o secretário da Cultura do Estado do Ceará, Auto Filho, apresentam a edição do evento, ao lado da Comissão Cearense de Folclore, presidida por Clerton Martins. O V Encontro Mestres do Mundo será realizado entre 17 e 20 de março, no município de Limoeiro do Norte (Ceará), localizado a 198 quilômetros de Fortaleza, e reunirá cerca de 150 Mestres brasileiros e latino-americanos.

A iniciativa do V Encontro Mestres do Mundo é do Governo do Estado do Ceará, por intermédio da Secretaria de Cultura (Secult), e do Ministério da Cultura, por meio da Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural (SID/MinC), em parceria com a Comissão Cearense de Folclore e a Prefeitura de Limoeiro do Norte.

Sobre Dona Nice
Dona Nice é artesã, artista plástica e professora, ministrando cursos de desenho, pintura e bordado. Foi a primeira mulher a ingressar na Sociedade Cearense de Artes Plásticas (SCAP), na década de 1950, como aluna do Curso Livre do Desenho e Pintura e de Iniciação à História da Arte. Fundou em 1969, juntamente com o marido, o artista plástico Estrigas, o Minimuseu Firmeza, no sítio em que reside no bairro do Mondubim. O acervo soma mais de 700 obras das mais diversas épocas da história da arte cearense, além de livros e documentos.

Lançamento do V Encontro Mestres do Mundo
Terreirada da Dona Nice

Local: Minimuseu Firmeza - Via Férrea, 259, Mondubim
Data: 25 de fevereiro
Horário: 16 horas

Mais informações para a imprensa sobre o assunto com a AD2M Engenharia de Comunicação, pelo fone (85) 3258.1001. Falar com Bruno Sampaio (85) 9605.0462 pelo e-mail bruno@ad2m.com.br

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Morrinhos da Paixão


Os últimos cinco dias que Jesus Cristo passou vivo foram emocionantes. Tanto para ele como para seus seguidores. A entrada triunfal dele em Jerusalém na semana da páscoa judaica, os tumultos que sua presença causou ao redor do Templo Sagrado, as altercações com os fariseus, a última ceia, a traição, a prisão, o julgamento, a flagelação e a crucificação, tudo foi muito rápido, avassalador, compondo os atos do Drama da Paixão. Episódio trágico até hoje representado no mundo inteiro pelas comunidades cristãs.

E agora Morrinhos encenará a Paixão de Cristo, estamos precisando de toda a ajuda possível e vocês atores se você quer fazer parte deste espetáculo procure Mendson Silveira ou Nei Barbosa na Coordenadoria de Cultura.