Sobre mim
- Morrinhos Agora
- Morrinhos, Ceará, Brazil
- Francisco Odinei Vasconcelos Barbosa ou somente Nei Barbosa,é um educador popular de origem dos movimentos comunitários, vem desenvolvendo e criando projetos nas áreas de cultura, esportes, juventude, meio ambiente e social. É um militante nato da defesa dos menos favorecidos e atualmente preside o Instituto Mucuripe.
Você acha que Morrinhos melhorias politicas para cultura com a Criação da Secretaria de Cultura?
Seguidores
V Encontro Mestre do Mundo
Uma ação cultural promoverá no próximo dia 25, às 16 horas, a apresentação do V Encontro Mestres do Mundo. Na ocasião, será realizada uma “Terreirada” ou Mestre Convida, momento em que um mestre da cultura popular recebe os convidados em sua casa, mostrando seus costumes e a sua arte. A anfitriã do lançamento do V Encontro Mestres do Mundo será Dona Nice Firmeza, diplomada Mestre da Cultura e cuja arte é o bordado, pintura e a gastronomia. O encontro acontecerá no sítio em que ela reside, que também abriga o Minimuseu Firmeza, na Via Férrea, 259, bairro do Mondubim, em Fortaleza (CE) e contará com uma apresentação do Boi Ceará do Mestre Zé Pio (Fortaleza).
O Ceará é referência para os Estados brasileiros no desenvolvimento de políticas de preservação e promoção do patrimônio imaterial. Para coroar estas ações, Secretaria da Cultura apresenta os sete novos mestres da cultura, selecionados no edital da Lei dos Tesouros Vivos. Com o diploma, os novos Mestres são contemplados com um salário mínimo mensal temporário ou vitalício. Atualmente, o Estado possui 50 Mestres da Cultura diplomados e reconhecidos pela lei. Além deles, o edital prevê duas outras vagas para o registro de grupos e duas vagas para registro de coletividades (comunidades).
Ainda durante o lançamento, serão apresentados os produtos do último Encontro, o DVD, o catalogo e o registro em livro das ações educativas do IV encontro que aconteceu no Cariri. Na seqüência, haverá um coquetel regional que será servido aos convidados.
Na ocasião, o sub-secretário da Identidade e da Diversidade Cultural do MinC, Ricardo Lima, e o secretário da Cultura do Estado do Ceará, Auto Filho, apresentam a edição do evento, ao lado da Comissão Cearense de Folclore, presidida por Clerton Martins. O V Encontro Mestres do Mundo será realizado entre 17 e 20 de março, no município de Limoeiro do Norte (Ceará), localizado a 198 quilômetros de Fortaleza, e reunirá cerca de 150 Mestres brasileiros e latino-americanos.
A iniciativa do V Encontro Mestres do Mundo é do Governo do Estado do Ceará, por intermédio da Secretaria de Cultura (Secult), e do Ministério da Cultura, por meio da Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural (SID/MinC), em parceria com a Comissão Cearense de Folclore e a Prefeitura de Limoeiro do Norte.
Sobre Dona Nice
Dona Nice é artesã, artista plástica e professora, ministrando cursos de desenho, pintura e bordado. Foi a primeira mulher a ingressar na Sociedade Cearense de Artes Plásticas (SCAP), na década de 1950, como aluna do Curso Livre do Desenho e Pintura e de Iniciação à História da Arte. Fundou em 1969, juntamente com o marido, o artista plástico Estrigas, o Minimuseu Firmeza, no sítio em que reside no bairro do Mondubim. O acervo soma mais de 700 obras das mais diversas épocas da história da arte cearense, além de livros e documentos.
Lançamento do V Encontro Mestres do Mundo
Terreirada da Dona Nice
Local: Minimuseu Firmeza - Via Férrea, 259, Mondubim
Data: 25 de fevereiro
Horário: 16 horas
Mais informações para a imprensa sobre o assunto com a AD2M Engenharia de Comunicação, pelo fone (85) 3258.1001. Falar com Bruno Sampaio (85) 9605.0462 pelo e-mail bruno@ad2m.com.br
Morrinhos da Paixão
Os últimos cinco dias que Jesus Cristo passou vivo foram emocionantes. Tanto para ele como para seus seguidores. A entrada triunfal dele em Jerusalém na semana da páscoa judaica, os tumultos que sua presença causou ao redor do Templo Sagrado, as altercações com os fariseus, a última ceia, a traição, a prisão, o julgamento, a flagelação e a crucificação, tudo foi muito rápido, avassalador, compondo os atos do Drama da Paixão. Episódio trágico até hoje representado no mundo inteiro pelas comunidades cristãs.
E agora Morrinhos encenará a Paixão de Cristo, estamos precisando de toda a ajuda possível e vocês atores se você quer fazer parte deste espetáculo procure Mendson Silveira ou Nei Barbosa na Coordenadoria de Cultura.